Queres receber as minhas ultimas noticias por email?

Queres receber as minhas últimas notícias por email?

Preenche com o teu email:

domingo, 15 de janeiro de 2017

Zoe ze40 #1 episódio - Teste de autonomia

8h30 da manhã, 5º graus Celsius, bateria a 100%, 292km de autonomia no guessometer.
Carro com 5 pessoas, mala cheia e vontade de passear.

Viagem iniciada junto à praia em Aveiro, com destino próximo a Castro Daire, 109km previstos no gps, sempre por Auto-estrada (A25 e A24), sem eco ligado, sem AC ligado, ligando somente a ventoinha de vez em quando, a 23º para desembaciamento do parabrisas, com cruise control fixo nos 96 km/h.

Chegados ao 1º destino, com 98,9km efectuados, restando xx% de bateria e 96km de autonomia no guessometer.

Pois, como é que se gastou tanto? Basta ver o gráfico de altimetria, a diferença de altitude, o facto do carro ir cheio, eco desligado, a temperatura exterior, a media efectuada.... mas tanto? Comecei a panicar pensando no regresso, sofrendo por antecipação, da ansiedade habitual provocada pelo medo da autonomia.


Saídos do 1º destino em direção ao centro histórico de Viseu, paragem no caminho para um piquenique fresquinho, mas debaixo de um sol maravilhoso e...

Chegada Viseu e a a procura de um ponto de carregamento, sendo facil a escolha, pois no electromaps, estavam todos funcionais, mas eram dos lentos (quando refiro dos lentos, sempre em Mennekes)

Ao estacionar, no 2º destino, junto à sé de Viseu, com 137,5km efectuados, restando 25% de bateria e 54km de autonomia no guessometer.

2h10 depois, verifiquei que já tinha 42% de bateria e 93km de autonomia no guessometer, mas tendo cerca de 93km para fazer de regresso, era muito à justa, tendo em conta onde pretendia ir no caminho.

Saímos do centro histórico, em direção ao Palácio do Gelo, para umas compras, aproveitando a informação no electromaps de que havia uma schuko disponível para carregar no parque subterrâneo.

Azar dos azares, não existe, pelo menos para o público, conforme me informaram os diversos seguranças que fui abordando. Ataque de ansiedade, pois tinha hora de chegada prevista e não podia falhar e a autonomia prevista era insuficiente, olhando para o que tinha feito até ali.

Mais uma busca ao electromaps e vejo que existe um ponto de carga acelerada a caminho de casa, com um ligeiro desvio de 1,5 km, no exterior de umas instalações da EDP, em Repeses, mas sinalizada como avariada por não conseguir efectuar leitura do cartão Mobi.e, já com report de umas semanas atrás. 
Entretanto recordei que alguém num fórum havia dito que isso podia acontecer naquele​ ponto, mas que o segurança reiniciava atraves do disjuntor e que ficava tudo bem, decidi arriscar. Talvez isso tivesse sido feito há pouco tempo, ou até estivesse lá e fazia-o no momento.

Mais uma vez, azar dos azares, não funcionava, não havia ninguém no local, da mobi.e não conseguem aceder remotamente para fazer reset, e, aconselham-me o ponto mais próximo, no caminho do meu destino, mais propriamente no Instituto Politécnico de Viseu. Ponto de carga lento e ocupado por um Zoe.

Comecei a pensar e fez-se luz.

Tenho agora 94km para fazer, tenho 42% de bateria, 93km de autonomia previstos no guessometer, mas parte do percurso é agora a descer.
Se fizer um controle no acelerador, mantendo o consumo nas subidas baixo, eco ligado, aproveitando a regeneração ao máximo, pode ser que dê, já que não tinha tempo para ficar mais uma hora ou duas a carregar em Viseu num ponto de carga lento, fiz-me ao caminho.

A meio do percurso, já estava a coisa mais equilibrada.

À medida que ia aproximando do destino final, a autonomia prevista e os kms que faltavam fazer, distanciavam-se, sobrando autonomia.

Muito a medo, com ansiedade e panico de ficar a pé, cheguei ao destino com 22km de autonomia no guessometer, 8% e as medias finais da imagem.


 237,2km feitos, 2h10 de carga lenta pelo meio.


Pede-se novo teste, autoestrada, mais plana, mais controlado no pé, modo eco e com mais experiência.

Entretanto ao pé  de casa, arrisco testar um posto de carga "acelarada" e durante 1h00 carregou 33%..... tou piurso com esta velecidade de carga.


Aguardem novos episódios.

4 comentários:

  1. Há energia eléctrica em todas as casas, em todos os edifícios!!

    Basta teres o carregador contigo e em caso de emergência pedir para carregar. Penso que restaurantes, bombeiros, parques de campismo, são bons candidatos. Eu não recusaria um pedido desses.

    ResponderEliminar
  2. Seria interessante saber se consegue chegar com uma carga de Aveiro até à cidade mais alta de Portugal Continental, a Guarda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se consigo ir a viseu e voltar só com uma carga, facilmente chego à Guarda. E até arriscaria dizer que daria para ir e voltar.

      Eliminar
  3. Para a Guarda o desnível é bastante maior do que para Viseu. Se por ventura efectuar essa viagem agradeço que relate a mesma, pois acho que seria uma boa aprendizagem para testar está nova bateria. Obrigado.

    ResponderEliminar