Ora depois de passagens, em anos anteriores, por Indonésia ( Bali, Lebogan, Lombok, Gili, etc), Timor Leste, República Dominicana, Malásia, Singapura, Tailândia, Quatar, etc, desta vez a escolha foi Gran Canaria, que é uma ilha do Arquipélago das Ilhas Canárias - Espanha.
(NB: Podem clicar nas fotos para aumentar)
O seu nome deriva segundo as duas teorias existentes de:
- Verbo Latim "canare" que significa "cantar", devido as aves que ali existiam e que "cantavam" muito
- Devido a abundância de "Canes", que significa cães em Latim.
(não comprovei nenhum delas eheheh)
Como lá chegar?:
De Carro via ferry's, o que não sei como é, o que demora ou custa, mas acho que não será la muito agradável...
Avião - hummmm varias low cost's a operar de Lisboa ou Porto (cuidado com bagagem, peso e tamanho)
(Até podem ter a sorte de ter uma tuga completamente alucinada na tripulação que nos transformou a viagem numa alegria constante)
O seu forte (das Canárias) é o turismo. Vive de, para e com turismo. Apesar de se encontrar cultivo, pesca, entre outras coisas, o mais forte é mesmo o turismo (infelizmente, até mesmo para um turista), vai daí.....
Onde ficar?:
- Existem milhares de opções entre hoteis, residenciais, apartamentos, quartos, etc... basta uma simples pesquisa na internet ou contactar um dos muitos Portugueses que lá trabalham e que se oferecem para ajudar.
O problema é escolher onde....
Transportes:
Existem autocarros por toda a costa conhecidos por "Guagua" nome que deriva do inglês "wagon", sempre com carreiras (mas não é o Tony heheh) abundantes, mas com um grave defeito, não circulam durante a noite, o que nos leva ao uso de táxis caros mas muito profissionais e seguros.
Taxis - muito competentes e profissionais
Carros alugados.... o costume, se se tiver um bom pendura para nos servir de leitor de mapas, já que os GPS's não são la muito fiaveis devido a constante evolução rodoviaria na ilha e ao seu formato vulcanico, nem sempre conseguimos uma boa recepção de satelites.
Segurança:
Existem 3 forças de segurança predominantes que transformam esta ilha num local seguro e agradável:
Policia Nacional e Policia Local, ambos de farda azulinha....
Guardia Civil - de verde
Policia Canaria - de preto... maçaricos em fase de aprendizagem, pois esta força foi criada há cerca de 3 meses....
Mergulho:
Existem centros de mergulho por toda a ilha, sendo a melhor escolha, o que se encontrar mais próximo da pernoita e que tenham diversas fontes linguisticas a operar... (cuidado com os somente alemães..), dando preferencia aos meios de transporte disponiveis e qualidade de instalações, bem como ao preço.
Ora a minha deslocação a esta Ilha seria simplesmente para disfrutar de Mergulho, praia, festas e compras, mas há sempre um elemento no grupo que quer cultivar a sua sapiência um pouco mais que nos convence a apanhar grandes secas e a fazer longas viagens para descobrir algo mais, que passo a descrever mais abaixo:
Então vou descrever a minha passagem e os meus conselhos a não perder por estes lados:
Las Palmas - Capital, cidade muito movimentada, com uma praia imensa e com muita qualidade mas com a confusão que existe sempre numa grande cidade. Pode-se apanhar o autocarro para turista, com paragens em museus, zonas comerciais, zonas histórias, etc... muito se aprende sobre a cultura desta ilha.
"Playa del Ingles" - Zona muito activa e "in" mas com uma grande componente "gay" o que nos leva a um grande dilema, "sou homem ou lésbico" ehehehe....
"Avalon" - Bar latino na Playa del Ingles, (fora da zona gayola) com um ambiente muito agradável e em condições para se poder estar com a familia e assistir a musica ao vivo ou a um show de dança de nos fazer cair os queixos
Centro Comercial "Yumbo" - Playa del Ingles, para apreciar o que neste mundo esta a acontecer e o porque de haver tanta rapariga esfomeada e sozinha, diminuindo a concorrencia ehehehe
Maspalomas - a zona dos vips e do Casino (palavras para que...), especialmente junto ao Farol.
Puerto Rico - A zona mais activa, barata, mexida e confusa, mas para quem quer divertir-se a mais interessante
Puerto Mogan - Qualidade, calma, nivel de vida, a zona mais longinqua mas com muito nivel, conhecida pela Veneza das Canarias, pela existencia de um pequeno cana, curto mas navegavel...
San Bartolome de Tirajana - Pequeno vilarejo nas montanhas, mas com uma beleza local muito interessante
Tejeda - Toda a sua area de montanha que nos faz lembrar os desfiladeiros do Grand Canyon dos USA
Entre muitas outras que com um carro alugado se consegue visitar e correr a ilha toda
"Harley's" - no Centro comercial de Puerto Rico - este sim o melhor espaço nocturno que frequentei, com ambiente muito porreiro, musica animada, empregados muito loucos... o meu estilo de noite....
"On The Rock's" - Bar de um Portugues e com atendimento por portugueses.... são como familia.... tratam-nos como familia... recebem-nos como familia....
Restaurante "O Portugues" - Puerto Mogan , como todos sabem a comidita espanhola não é assim lá grande coisa, não há como comer algo bem Portuges de vez em quando para não se morrer a fome.
"Tunos" - Fruta que se extrai de um cacto existente em toda a ilha (cuidado para com os espetos na propria fruta e não comer quente... a tripa não gosta muito)
Mergulho
Em relação ao mergulho, usei os serviços do centro de mergulho "Puerto Rico Divers", nas pessoas Kevin, Nina e Sara e através destes do barco do "Let's Go Diving" nas pessoas do Michel e da Naomi.
Spot's Visitados:
Uma praia e recife artificial, profundidades medias de 12 metros, com alguma vida animal, mas com utilização de materias menos proprias no fundo. Foi excelente para que a filhota se sentisse à vontade, com a visibilidade de 20 metros, o azul limpo e maravlhoso.
"Chuchu Reef" - Pasito Blanco
Um recife com coral mesa, bastante extenso e isolado no meu de um areal, com desnivel de profundidade.
Apesar da muita suspensão, a visibilidade nesta zona mantem-se com mais de 20 metros, temperaturas agradáveis acima dos 20 graus.
"Meteor" - Russian Wreck - Pasito Blanco
Um naufrágio que já bastante desmanchado quer pela acção da natureza, quer pelo homem, ainda se consegue avistar grandes partes do mesmo, tal como casa das maquinas, os assentos dos passageiros, etc.
Trata-se de um ferry de passageiros, que afundou, segundo as mas linguas, de proposito por não poder laborar e para poder receber dinheiros de seguro.
Muita vida, excelente visibilidade, mas continuavamos a ter muita suspensão.
Este sim, tem o nome apropriado.
Com uma zona de entrada e saída que não servirá os mais cautelosos ou receosos, mas com uma vida grandiosa.
Ficam agora aqui, os registos videograficos e fotográficos do que se passa nestas aguas...
Espero que gostem.
NB:Cliquem nas fotos para melhor visualização
Ter em atenção os vossos limites, os limites da vossa certificação e as regras de segurança relativamente a altitude, não viajando para as montanhas após mergulhar e esperar as horinhas necessárias para apanhar el avion.
Para terminar, os meus agradecimentos as pessoas que me acompanharam nestas ferias, entre familia e amigos, as pessoas que tão bem nos receberam e trataram nas Canarias, ao pessoal dos centros de mergulho que, de uma forma competente e responsavel nos satisfizeram as vontades e por ultimo as bifas existentes naquela ilha que tanto nos animam as noites eheheheheh
Fotos de JB Digit, Luis Sousa e Celia Neves
Video e Montagem: JB Digit
Todas as fotos e videos, não sofreram qualquer edição ao nivel de cor, luminusidade ou contraste.
Aguardam-se comentarios, opiniões, criticas ou questões.